Molho-de-caramelo-perfeito-para-qualquer-sobremesa

Molho de caramelo perfeito para qualquer sobremesa

Não, eu não escrevi errado. É molho de caramelo, mesmo, e não calda de caramelo. Nesta receita o caramelo fica muito mais encorpado. E fica perfeito para colocar sobre o sorvete, bolos, maçãs assadas e mesmo numa boa xícara de leite no café da manhã. Então confira.

Molho de caramelo perfeito para qualquer sobremesa

Ingredientes

1 xícara de chá de açúcar

6 colheres de sopa de manteiga 

1/2 xícara de chá de creme de leite fresco

Modo de preparo

Primeiramente certifique-se de ter tudo pronto. Fazer caramelo é um processo rápido que não pode esperar para ficar procurando por ingredientes. Se você não trabalhar rápido, o açúcar queima.

Segurança primeiro! Certifique-se de que não há crianças nem animais de estimação próximos ao fogão. O caramelo fica muito mais quente do que água fervente. 

Aqueça o açúcar em fogo alto em uma panela grande de fundo grosso. O açúcar começará a derreter em um ou dois minutos. 

Quando o açúcar começar a derreter, abaixe o fogo e mexa muito bem com uma colher de pau. O açúcar formará grumos e começará a derreter nas laterais da panela.

Continue batendo até que todo o açúcar derreta. Assim que todo o açúcar derreter, pare de mexer. 

Assim que todos os cristais de açúcar derreterem e ficarem com uma cor marrom escuro coloque imediatamente a manteiga na panela. Bata até a manteiga derreter.

Logo que a manteiga derreter, retire a panela do fogo. Conte até três e, em seguida, adicione lentamente o creme de leite à panela e continue a bater para incorporar.

Observe que quando você adicionar a manteiga e o creme de leite, a mistura vai formar uma espuma considerável. É por isso que você deve usar uma panela grande.

Bata até o molho de caramelo ficar homogêneo. Deixe esfriar por alguns minutos, depois despeje em uma jarra de vidro e então deixe esfriar até a temperatura ambiente. 

Guarde na geladeira por até 2 semanas. Aqueça antes de servir.

Dica: Para fazer molho de caramelo salgado: Adicione 1/2 colher de chá de sal e 1 colher de chá de extrato de baunilha ao caramelo antes de esfriar.

E então? Com o que você serviria este molho?

Você também pode gostar de 

Você pode ter chegado a este artigo porque pesquisou por

como fazer caramelo, receita de caramelo cremoso, caramelo com creme de leite,

leite com caramelo

Compartilhe esta receita

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *