Pastel-de-feira-sequinho-com-apenas-cinco-ingredientes

Pastel de feira sequinho com apenas cinco ingredientes

Quem não gosta daquele pastel de feira leve, sequinho e com muito recheio? Acompanhado de um caldo de cana, então… hummm. Se você também ficou com água na boca só de pensar, então confira esta receita de pastel de feira sequinho que é bem fácil de fazer e leva poucos ingredientes.

Pastel de feira sequinho

Ingredientes

Massa 

Farinha de trigo 4 xícaras e 1/3 (520g)

Água morna 1 xícara (240 mL)

Óleo 2 colheres de sopa (26 mL)

Sal 1 colher de chá (5g)

Cachaça 1 dose (50 mL) – opcional (veja no final deste artigo uma curiosidade sobre o uso da cachaça no pastel)

Recheio – sugestão

Frango desfiado temperado (sem caldo) 300g

Queijo 300g

Tomate sem sementes picado 1 unidade

Orégano a gosto

Azeitona sem caroço a gosto

Modo de preparo do pastel de feira sequinho

Primeiramente pegue uma tigela coloque quase toda a farinha de trigo. Reserve aproximadamente 1 xícara. Misture o sal e em seguida acrescente a água morda, o óleo e a cachaça.

Ela é que vai garantir que seu pastel fique com aquelas bolinhas igual o pastel de feira. Mas se você não quiser usar não tem problema, mas ele não vai ficar tão crocante. 

Misture até desgrudar das mãos e se necessário acrescente a farinha que você reservou.

Em seguida, coloque sobre a bancada polvilhada com farinha de trigo e vá trabalhando a massa por uns 10 minutos, até ela ficar bem lisa. 

Depois disso, coloque a massa dentro de um saco plástico e então deixe descansar em um lugar que não tenha correntes de ar por meia hora.

Volte a massa para a bancada enfarinhada e abra com o rolo de macarrão até ficar bem fina. Mas se a sua bancada for pequena, divida a massa em porções menores antes de abrir. 

Corte quadrados de massa, ou use um copo se quiser cortar círculos, coloque uma porção de recheio. Umedeça as bordas da massa com água e feche, pressionando com um garfo.  

Para os pastéis não ressecarem, forre o fundo de uma assadeira com um pedaço de plástico para alimentos, coloque os pastéis por cima e vá fazendo “camadas” de pastel e plástico. Você pode conservar assim em geladeira por até 5 dias. 

Na hora de fritar, leve uma panela ao fogo com óleo suficiente para cobrir os pastéis. Deixe o óleo aquecer bem antes de colocar os pastéis. Depois de fritos, deixe escorrer em papel toalha e é só se degustar!

E então? Me conta qual o seu recheio favorito e compartilha essa receita com os amigos.

Curiosidades sobre o pastel

A palavra pastel é originária da palavra italiana “pastello” que quer dizer material usado para fazer massa. 

Existem receitas derivadas do pastel no mundo inteiro e no Brasil ele foi introduzido pelos japoneses na década de 1940 como forma de aumentar a renda familiar.

Eles adaptaram uma receita tradicional do Japão, o rolinho primavera, que usa saquê na massa para dar leveza e crocância. Como aqui era difícil conseguir o saquê, improvisaram com a nossa cachaça e o resultado deu super certo, fazendo muito sucesso até os dias de hoje.

Você também pode gostar de 

Você pode ter chegado a este artigo porque pesquisou por

pastel de feira com 3 ingredientes,  receita de pastel de feira com vinagre, receita de massa de pastel simples, receita de pastel simples, como fazer pastel de feira com massa pronta, massa de pastel de feira com cachaça, como fazer pastel caseiro, como fritar pastel sequinho de massa pronta

Compartilhe esta receita

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *